20 mrt Emigração para Portugal
Quando contávamos aos outros o nosso sonho de emigrar para Portugal, tínhamos reacções variadas. De ‘super’, a ‘vocês fariam isso, vocês têm-no bem aqui’.
E de facto, tínhamo-lo bem nos Países Baixos, uma casa muito agradável e rendimentos suficientes. No entanto, faltava algo. E não foi apenas um bom tempo. A agitação, ter de actuar numa sociedade em constante mudança e possuir as mais recentes engenhocas, mais importante do que cuidar uns dos outros, começou a incomodar-nos cada vez mais.
E em Portugal, onde por vezes parece ter ficado um pouco parado, não temos de todo esta sensação. Aqui, as pessoas vivem ao dia e é-lhe permitido ser quem você é. E seja feliz com o que tem. A gentileza e o facto de estarem presentes um para o outro é genuíno e faz sobressair o melhor de si. É por vezes comovente ver como as pessoas aqui se preocupam umas com as outras.
Quando se verificou que existiam fundos suficientes para tornar o nosso sonho realidade, fizemos uma longa pesquisa para encontrar o lugar certo. Explorámos quase todo o Portugal e acabámos por chegar ao centro de Portugal. Depois de termos estado aqui, perdemos o nosso coração para ela. Porque aqui é tão bonito. A paz, o espaço e a natureza espantosa.
Em Maio de 2019, pensávamos ter encontrado a nossa casa de sonho e já estávamos no processo de compra quando recebemos um e-mail após 2 semanas em que o vendedor se estava a retirar. Que desilusão! Mas depois de o termos deixado afundar, uma conversa que tivemos durante a nossa visita em Maio com alguém que tinha um B&B com apartamentos à venda na mesma região voltou para nos assombrar. Nessa altura, já tínhamos feito a nossa escolha, pelo que não a prosseguimos, mas depois de a termos investigado, acabou por ir ao encontro das nossas necessidades também. E está localizado na periferia de uma pequena aldeia, o que também oferece muitas vantagens, especialmente para os hóspedes. A outra casa ficava no cimo de uma montanha e, embora tivesse uma vista deslumbrante, era também difícil de alcançar, especialmente depois de fortes chuvas.
Assim, em Julho de 2019, viajámos novamente para Portugal para verificar A Casa Amarela e isto provou satisfazer absolutamente as nossas necessidades. Claro que vimos que havia algo a ser feito, mas acima de tudo vimos as oportunidades. Para 3 espaços que já eram adequados para aluguer e ainda possibilidade de expansão. Talvez não a 1,5 HA da terra que previmos inicialmente, mas estamos muito contentes com isso em retrospectiva.
20 de Janeiro de 2020 foi a entrega e fomos com toda a energia para abrir aos convidados a 1 de Abril de 2020. E depois veio Corona…..Tempos de incerteza, mas positivos como somos, estamos a fazer o melhor e a chegar a coisas que de outra forma teríamos adiado. Não nos arrependemos certamente, porque a vida aqui é a esperada e adaptámo-nos rapidamente a viver de dia e a tomar as coisas como elas são. E isso sabe bem, muito bem.
É claro que o início da nossa aventura é mais extenso do que o descrito acima. Curioso sobre toda a história? Depois reserve a sua estadia e teremos todo o prazer em lhe dizer a versão alargada sobre uma ‘bica’ ou um ‘coppo do vinho’.
Sorry, het is niet mogelijk om te reageren.